DEUS ABENÇOE O BRASIL !!

ADORAMOS A SUA VISITA ! ESPERAMOS QUE A SUA EXPERIÊNCIA TENHA SIDO A MELHOR POSSÍVEL E QUE VOCÊ RETORNE OUTRAS VEZES. NOS VEMOS EM BREVE !

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Nova ‘Serra Pelada’ em Mato Grosso atrai milhares de garimpeiros à procura de ouro

Uma área localizada no município de Aripuanã (704 km ao Norte de Cuiabá) está sendo considerada a “Nova Serra Pelada”. Há cerca de um mês, milhares de garimpeiros exploram o local na corrida pelo ouro. 


A região, que ainda não foi divulgada oficialmente, está localizada há 11 km da cidade. O novo “eldorado” mato-grossense já era comentado na cidade, mas só veio ao grande público no Estado por meio das redes sociais. 
Um garimpeiro postou fotos com maquinários fazendo a escavação da terra, e outras imagens que aparentemente parecem ser ouro. “Nova Serra Pelada em Aripuanã”, descreveu.




Em Mato Grosso, está não é a primeira vez que garimpeiros fazem a descoberta do ouro. No mês de maio de 2015, vários homens exploraram a Serra da Borda, no município de Pontes e Lacerda (443 km de Cuiabá). Naquela ocasião, o local gerou muito dinheiro para aqueles que chegaram primeiro, antes da operação de retirada por parte do Governo do Estado.



No mês de novembro de 2015, houve a primeira participação das forças de segurança para que fossem retirados os garimpeiros que se alojaram no local para exploração da Serra. 
Além da retirada pelos garimpeiros estarem agindo de forma ilegal, sem regularização, o deslizamento de terra em parte de uma escavação deixou feridos, o que fortaleceu a ação de remoção de todos que se encontravam na localidade. 
No entanto, até 2017, a área de garimpo ilegal foi invadida outras quatro vezes. A última invasão levou mais de três mil pessoas para o garimpo. 


Para que uma área de garimpo seja considerada legal, é necessário que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), regularize o local, dando a licença para exploração do ouro para garimpeiros da região, se organizariam em cooperativas.
A organização de garimpeiros em cooperativas já é realidade em outros municípios, como em Peixoto de Azevedo (692 km de Cuiabá). A implantação da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (COOGAVEPE), conta com mais de quatro mil cooperados, é apontada como um dos fatores que contribuíram para a evolução da economia na região.

FONTE: FOLHA MAX

Nenhum comentário:

Postar um comentário